"O que sabemos dos lugares é coincidirmos com eles durante um certo tempo no espaço que são. O lugar estava ali, a pessoa apareceu, depois a pessoa partiu, o lugar continuou, o lugar tinha feito a pessoa, a pessoa havia transformado o lugar." (Saramago)

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Semana Da Alimentação



A alimentação saudável é uma grande aliada para viver-se mais e melhor. Quem tem preocupação com a saúde não tem como esquecer de caprichar nas escolhas dos alimentos. Atualmente vivenciamos uma grande transição alimentar, onde deixou-se de consumir alimentos naturais para sermos bombardeados de alimentos industrializados, com conservantes, aromatizantes, agrotóxico e etc. Mas a matéria-prima para o nosso organismo funcionar adequadamente são os nutrientes, que infelizmente estão sendo esquecidos na alimentação moderna.

Nesta atividade o principal objetivo foi apresentar aos nossos alunos os benefícios de uma alimentação saudável. Várias atividades foram realizadas em sala de aula.





Realizamos uma atividade para confeccionarmos a roda dos alimentos com a turma 1804. Com massa de biscuit, os alunos modelaram os alimentos. Na aula seguinte, montamos a roda e discutimos sobre a importância do consumo daqueles alimentos.
A roda serviu para aula de todas as turmas do oitavo ano e depois foi colocada em exposição na escola.









Como já ouvimos :"Não coma isso, tem muito açúcar!", mas você sabe qual a quantidade de açúcar nos alimentos?


Em alguns casos, é difícil acreditarmos em algo que não vemos, e você pode até se perguntar: Será que essas pessoas têm razão quando dizem isso ou estão apenas fazendo tempestade num copo d’água?


Ao fazer esse questionamento com os alunos, percebi que os mesmos associam açúcar apenas aos doces. Então para elucidarmos em que alimentos encontramos açúcares foi pedido que os alunos trouxessem diferentes embalagens. Em sala fomos analisando os rótulos e eles conseguiram detectar a presença de açúcar em vários alimentos consumidos por eles. Depois calcularam a quantidade de açúcar em cada embalagem, pesaram o açúcar, colocaram em saquinhos e montamos um cartaz.









Essa atividade foi extremamente proveitosa. Nela unimos Ciências e Matemática. Além disso, eles puderam visualizar o quanto consomem de açúcar no seu dia a dia. A partir desse choque inicial ao analisarem o cartaz, iniciamos a discussão sobre o diabetes doença na qual o portador tem dificuldade de produção de insulina devendo moderar no consumo de glicose.



Também fizemos a mesma análise com a quantidade gordura presente nas embalagens trazidas pelos alunos.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário