"O que sabemos dos lugares é coincidirmos com eles durante um certo tempo no espaço que são. O lugar estava ali, a pessoa apareceu, depois a pessoa partiu, o lugar continuou, o lugar tinha feito a pessoa, a pessoa havia transformado o lugar." (Saramago)

sábado, 21 de abril de 2012

"Todo dia é dia de Índio"

    



   
   O dia 19 de abril ficou reservado no calendário como sendo o Dia do Índio porque nesse dia em 1940, foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, onde foram discutidos os direitos dos índios em todo o continente americano. Os índios foram os primeiros habitantes desse continente e a sua cultura é muito rica e bonita. Acreditamos que as crianças devem conhecer desde cedo um pouco da cultura e história desse povo.
   De acordo com a Lei 11.645/08, a cultura indígena deve ser incluída no currículo escolar. A equipe pedagógica do CIEP Ismael Nery  aborda a temática indígena, distribuindo-a entre as diversas disciplinas. Nesses momentos, aproveitamos para desmitificar a imagem do índio que é sempre vista em desenhos e filmes, observando como essa população vive atualmente, frequentando universidades, usando a tecnologia, etc. . .
    Celebramos a semana do índio com muito artesanato, contação de história, exibição de documentários,  brincadeiras e é claro com nossos pequenos índios da Educação infantil.  


Diretora Cláudia Medina e EI 10 no "Cantinho indígena"

Educação infantil

"Todo dia é dia de índio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário