"O que sabemos dos lugares é coincidirmos com eles durante um certo tempo no espaço que são. O lugar estava ali, a pessoa apareceu, depois a pessoa partiu, o lugar continuou, o lugar tinha feito a pessoa, a pessoa havia transformado o lugar." (Saramago)

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Projeto Construindo a Cidadania nas Escolas



         Grande foi a expectativa ao entrar no ônibus que nos levou do Ciep Ismael Nery, Cesarão - Santa Cruz, rumo à Fortaleza de São João, no bairro da Urca (RJ).
     O trajeto foi agradável e tranquilo. Ao chegarmos no local, fomos recebidos  por um representante da Defesa Civil que nos conduziu ao auditório, onde assistimos a três palestras consecutivas com o subsecretário de Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro Mauro Moura Motta que explicou sobre o trabalho da defesa civil e sua importância; com o comandante Luís Fernando que discorreu sobre o trabalho desenvolvido no forte( treinamento de atletas, colônias de férias etc) e sobre personalidades importantes, oficiais da marinha do Brasil, que desempenharam funções em vários esportes como atletas e preparadores físicos como o Capitão Cláudio Coutinho que serviu à seleção brasileira de futebol e, por último, a atleta de taekwondo, a medalhista Iris Tang Sing que falou sobre a sua trajetória no esporte e de como a Marinha deu suporte para que, financeiramente, ela tivesse condições de continuar. Apesar de não ter o apoio da família que achava que o taekwondo era coisa de homem, ela encontrou apoio em seu técnico que acreditou e apostou nela.






     Após as palestras, o representante da Defesa Civil nos guiou até o Sítio Arqueológico do Forte. Além da belíssima vista de alguns pontos turísticos do Rio (Pão de Açúcar, Cristo Redentor, a orla etc), conhecemos um pouco da história do Forte e de sua arquitetura.
     A visita foi produtiva em relação  à aquisição de conhecimentos, pela oportunidade de contemplar a beleza da Cidade Maravilhosa e para o crescimento dos alunos como cidadãos, partes dessa cidade e de sua história.


A Direção do Ciep agradece aos professores e alunos pela participação no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário