"O que sabemos dos lugares é coincidirmos com eles durante um certo tempo no espaço que são. O lugar estava ali, a pessoa apareceu, depois a pessoa partiu, o lugar continuou, o lugar tinha feito a pessoa, a pessoa havia transformado o lugar." (Saramago)

sábado, 27 de junho de 2015

Projeto O Antissocial

A ideia para esse projeto surgiu das diversas ocasiões em que os professores questionaram a concepção de educação dos alunos, a falta de respeito da maioria em relação às regras sociais e às regras gerais da escola. Então, a professora Marilene apresentou um livro, chamado “O Antissocial”, no qual são questionadas as atitudes mal educadas de adultos. A partir daí, pensamos: por que não reforçarmos o uso de palavras educadas, de atitudes educadas e a ideia de que se vive melhor obedecendo às regras?
            Em tempos de crise política devido à corrupção, à falta de ética e de respeito à sociedade brasileira, faz-se mais que necessário fazermos uma pausa para pensarmos em como estamos educando nossos alunos, quais valores estamos reforçando, que tipo de cidadãos eles vão ser. Por acreditarmos que a educação é a base para a mudança de postura e que ela não se restringe à instrução e ao letramento, o Projeto o Antissocial tem como objetivo mostrar que o uso de boas maneiras e a obediência às regras sociais tornam o conviver mais fácil e agradável para todos.

            A educação é, por excelência, essencialmente social e objetiva o desenvolvimento de competências e capacidades que levem a formação do ser social e, porque não dizer, sociável. Enfim, se quisermos viver em uma sociedade em que as pessoas respeitem o espaço público como sendo de todos e aos outros como a si mesmos, devemos todos usar de boas maneiras e obedecer às regras do bem viver.



OBJETIVO

            O projeto tem como objetivo:
  • ·         Trabalhar ações de boas maneiras;
  • ·         Conscientizar sobre as regras sociais e da escola;
  • ·         Refletir sobre a educação que trazem de casa;
  • ·         Melhorar a questão disciplinar dentro e fora da escola.
      Este projeto vem sendo realizado pelas professoras Beatriz Sobral, Marilene Moreira e Aline Mendel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário