"O que sabemos dos lugares é coincidirmos com eles durante um certo tempo no espaço que são. O lugar estava ali, a pessoa apareceu, depois a pessoa partiu, o lugar continuou, o lugar tinha feito a pessoa, a pessoa havia transformado o lugar." (Saramago)

terça-feira, 14 de julho de 2015

Classe Muito Especial


     A professora regente Marilene Salazar, das classes da Educação Especial DI1 e TGD1, juntamente

 com toda equipe do Ciep Ismael  Nery são altamente focados na inserção, à luz das políticas vigentes

de inclusão.
 
  Trabalhando com atividades adaptadas para melhor atender as especificidades de cada aluno.

Podendo contar sempre com a participação e o apoio dos responsáveis.








































     "Nenhuma pessoa é deficiente diante de sua própria existência, ela se mostra deficiente diante 


das exigências dos outros."


Parabéns à professora Marilene Salazar, pelo empenho e carinho, e aos seus alunos.

Equipe do Ciep Ismael Nery.





domingo, 5 de julho de 2015

Projeto Ler Faz Bem


         Educar, na atualidade, não se restringe à transmissão de conhecimentos por mais relevantes que sejam. O mundo atual exige a formação de leitores críticos que consigam compreender, selecionar e organizar as informações que circulam no mundo globalizado.
        A cada dia, percebe-se a dificuldade de o aluno desenvolver competências e habilidades que o tornem capaz de depreender as exigências de um mundo em permanente transformação. Assim sendo, a leitura é o passaporte que abrirá portas para a decifração, não só do mundo exterior, mas do mundo interior.

        O projeto Ler Faz Bem se realizará na Sala de Leitura do CIEP Ismael Nery 10.19.202  atendendo aos alunos do 6º ao 9º anos, com a participação dos professores Marilene Moreira (Língua Portuguesa), Andreza Vargas (Ciências), Marina Bressane (Ciências e Sala de Leitura) e Paulo (História e Sala de Leitura).

O projeto teve o primeiro encontro no dia 03 de julho.




O projeto Ler Faz Bem é importante porque possibilita a formação de alunos - leitores; descortinando para eles novos caminhos, entre linhas, e preparando-os para se colocarem diante de um discurso, com outros discursos prévios; gerando novos discursos.
       Através da leitura, desenvolve-se uma interação entre o leitor e o texto; contrapondo os sentidos construídos em sua vivência aos incluídos no texto. O projeto permite o acesso a temas atuais, conduzindo o leitor à capacidade de apreciação, interpretação e réplica em relação ao texto.






  • Os textos serão previamente selecionados, abordando temas atuais. Em posse dos mesmos, será feita uma leitura individual e silenciosa, depois uma leitura expressiva por um dos participantes ou leitura coletiva.
  •        Após a leitura, cada participante terá a oportunidade de expressar o que apreendeu do texto; compartilhando suas impressões e ouvindo a dos outros participantes.
  •       As atividades também serão desenvolvidas em grupo, quando terão a oportunidade de interagir e discutir suas interpretações e depois compartilharem com todos os outros grupos.



PROJETO LER FAZ BEM
Por Marilene Moreira
     Andreza Vargas
      Marina Bressane
                                                              Paulo Reis