"O que sabemos dos lugares é coincidirmos com eles durante um certo tempo no espaço que são. O lugar estava ali, a pessoa apareceu, depois a pessoa partiu, o lugar continuou, o lugar tinha feito a pessoa, a pessoa havia transformado o lugar." (Saramago)

domingo, 31 de maio de 2015

Alunos destaques 1º Bimestre

A equipe pedagógica, juntamente com a direção da unidade escolar selecionou os alunos destaques do 1º bimestre, baseados em suas notas e participação nas atividades em sala de aula.
Foi organizado um evento, na sala de leitura, onde estes alunos foram premiados.
A equipe  parabeniza esses alunos e incentiva a todos os demais a melhorarem seu desempenho. No próximo bimestre você poderá estar entre os destaques.







"Queridos alunos,
               A construção do conhecimento vai sendo realizada quando você trilha o caminho do interesse e do desafio, Parabéns você está no caminho certo. Conte conosco."
                                                                                                            Equipe do Ciep ismael Nery

Projeto Somos Autores

A professora de Língua Portuguesa, Marilene Moreira, desenvolveu com suas turmas um projeto chamado "SOMOS AUTORES", visando aproveitar toda produção de texto dos alunos.
A primeira atividade foi em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro. Ela fez um cartão mostrando uma figura de um  presente que  daria ao Rio. Depois ela escreveu dentro do cartão, porque daria aquele presente. A atividade dos alunos consistiu em  trazer figuras de presentes que ofereceriam ao Rio e depois tinham que explicar o porquê escolheram aquele presente. Surgiram as mais curiosas e variadas explicações para os presentes oferecidos. Os alunos se envolveram bastante na execução da atividade.






sexta-feira, 22 de maio de 2015

Semana da Alimentação Saudável

A importância de Comer Frutas



As frutas são grandes fontes de nutrientes, principalmente de vitaminas e minerais, e ajudam na limpeza do organismo eliminando impurezas e auxiliando no funcionamento do intestino.


Elas também reduzem o risco de doenças crônicas como depressão, doenças do coração e canceres além de ajudarem na regulação do colesterol.


Por isso, a carência delas pode causar problemas graves à nossa saúde.


Para estimularmos o consumo de frutas, realizamos uma atividade onde, um grupo pesquisava a importância do consumo de cada fruta que possuíamos, e outro grupo foi cortando as frutas, cedidas pela direção da escola, para fazermos uma salada de frutas.


A atividade foi excelente pois eles iam trocando as informações que achavam na internet, faziam as anotações (para confeccionarmos cartazes). Alguns alunos fizeram desenhos das frutas, outros pintaram. E terminamos o trabalho comendo juntos a salada de frutas.


O trabalho em grupo, a troca de informações, a salada de fruta foi uma excelente experiência para os alunos da turma 1802.





Organizados em grupos, os estudantes discutem seus erros, se dão broncas e refazem as tarefas, quando necessário. Em algumas situações, a linguagem do outro colega pode ser mais eficaz do que a da professora. A atividade em grupo é extremamente importante pois os alunos se apropriam melhor das informações e aprendem a resolver conflitos, não somente de relações, mas também de conhecimentos.



Semana Da Alimentação



A alimentação saudável é uma grande aliada para viver-se mais e melhor. Quem tem preocupação com a saúde não tem como esquecer de caprichar nas escolhas dos alimentos. Atualmente vivenciamos uma grande transição alimentar, onde deixou-se de consumir alimentos naturais para sermos bombardeados de alimentos industrializados, com conservantes, aromatizantes, agrotóxico e etc. Mas a matéria-prima para o nosso organismo funcionar adequadamente são os nutrientes, que infelizmente estão sendo esquecidos na alimentação moderna.

Nesta atividade o principal objetivo foi apresentar aos nossos alunos os benefícios de uma alimentação saudável. Várias atividades foram realizadas em sala de aula.





Realizamos uma atividade para confeccionarmos a roda dos alimentos com a turma 1804. Com massa de biscuit, os alunos modelaram os alimentos. Na aula seguinte, montamos a roda e discutimos sobre a importância do consumo daqueles alimentos.
A roda serviu para aula de todas as turmas do oitavo ano e depois foi colocada em exposição na escola.









Como já ouvimos :"Não coma isso, tem muito açúcar!", mas você sabe qual a quantidade de açúcar nos alimentos?


Em alguns casos, é difícil acreditarmos em algo que não vemos, e você pode até se perguntar: Será que essas pessoas têm razão quando dizem isso ou estão apenas fazendo tempestade num copo d’água?


Ao fazer esse questionamento com os alunos, percebi que os mesmos associam açúcar apenas aos doces. Então para elucidarmos em que alimentos encontramos açúcares foi pedido que os alunos trouxessem diferentes embalagens. Em sala fomos analisando os rótulos e eles conseguiram detectar a presença de açúcar em vários alimentos consumidos por eles. Depois calcularam a quantidade de açúcar em cada embalagem, pesaram o açúcar, colocaram em saquinhos e montamos um cartaz.









Essa atividade foi extremamente proveitosa. Nela unimos Ciências e Matemática. Além disso, eles puderam visualizar o quanto consomem de açúcar no seu dia a dia. A partir desse choque inicial ao analisarem o cartaz, iniciamos a discussão sobre o diabetes doença na qual o portador tem dificuldade de produção de insulina devendo moderar no consumo de glicose.



Também fizemos a mesma análise com a quantidade gordura presente nas embalagens trazidas pelos alunos.



















domingo, 17 de maio de 2015

Semana da Alimentação Saudável

Começando os trabalhos sobre alimentação saudável, relacionamos Química e Saúde.
Os alunos do nono ano, turma 1902, pesquisaram a importância de alguns minerais para nossa saúde, e em que tipos de alimentos eram encontrados.
Os trabalhos foram expostos no mural da sala.


SEXUALIDADE X SEXO

Observando, durante as aulas de reprodução humana, foi percebido que os alunos achavam que sexo e sexualidade eram sinônimos. Visando esclarecê-los, foi explicado que o termo  SEXO está relacionado às bases biológicas, o ato sexual em si. Já SEXUALIDADE possui uma abrangência muito maior, levando à construção de papéis sexuais esperados de cada membro da sociedade. A sexualidade de um indivíduo define-se como sendo as suas preferências, a descoberta de sua identidade. Ela refere-se ao plano psicológico do indivíduo.
Baseados nesta discussão, foi proposto que os alunos escrevessem palavras que rimassem com sexualidade. Algumas palavras foram selecionadas para montar um painel.


Foi um excelente momento para trabalharmos o respeito entre os diferentes. Cada um, independente de cor ou opção sexual, deve ser respeitado como ser humano.