"O que sabemos dos lugares é coincidirmos com eles durante um certo tempo no espaço que são. O lugar estava ali, a pessoa apareceu, depois a pessoa partiu, o lugar continuou, o lugar tinha feito a pessoa, a pessoa havia transformado o lugar." (Saramago)

sábado, 21 de abril de 2012

"Todo dia é dia de Índio"

    



   
   O dia 19 de abril ficou reservado no calendário como sendo o Dia do Índio porque nesse dia em 1940, foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, onde foram discutidos os direitos dos índios em todo o continente americano. Os índios foram os primeiros habitantes desse continente e a sua cultura é muito rica e bonita. Acreditamos que as crianças devem conhecer desde cedo um pouco da cultura e história desse povo.
   De acordo com a Lei 11.645/08, a cultura indígena deve ser incluída no currículo escolar. A equipe pedagógica do CIEP Ismael Nery  aborda a temática indígena, distribuindo-a entre as diversas disciplinas. Nesses momentos, aproveitamos para desmitificar a imagem do índio que é sempre vista em desenhos e filmes, observando como essa população vive atualmente, frequentando universidades, usando a tecnologia, etc. . .
    Celebramos a semana do índio com muito artesanato, contação de história, exibição de documentários,  brincadeiras e é claro com nossos pequenos índios da Educação infantil.  


Diretora Cláudia Medina e EI 10 no "Cantinho indígena"

Educação infantil

"Todo dia é dia de índio"

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Alunos do CIEP Ismael Nery participam do projeto "Anfitriões do futuro"




Experiência complementa aprendizado escolar e prepara público para receber visitantes

 

 

Pensando nos grandes eventos que acontecem no Rio de Janeiro nos próximos anos e nos milhões de turistas que chegarão à cidade, crianças entre 9 e 11 anos do ensino fundamental terão uma grande oportunidade de começar a se preparar para recebê-los. A Prefeitura do Rio, através da Riotur, lançou o projeto “Anfitriões do Futuro”

“O Rio vai sediar eventos importantes como a Copa do Mundo, Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações e Jogos Olímpicos, e é importante fazer com que essas crianças tenham orgulho de ser carioca hoje, para que amanhã possam ser anfitriãs felizes em mostrar o que nós temos de melhor. Para se tornar um anfitrião do futuro, cada criança deve se sentir parte da cidade e fazer dela a sua casa”, disse o secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, ressaltando que atividades com este perfil melhoram a auto-estima e refletem positivamente no desempenho escolar.

Os alunos do CIEP Ismael Nery participaram da inciativa no último dia 10, em visita guiada à câmara de vereadores do Rio de Janeiro.




Anfitrões do futuro em visita à câmara de vereadores


Anfitrões do futuro em visita à câmara de vereadores





Para saber mais acesse:http://www.anfitrioesdofuturo.com.br/

Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos

    

O projeto Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos é uma realização do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular – com patrocínio da Petrobras e apoio e parceria da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME). 
  Visa contribuir para a ampliação da Cultura de Paz, buscando respostas efetivas a situações de conflito e violência no âmbito das escolas e da comunidade de entorno. Lança mão do empoderamento do cidadão, da responsabilização, do respeito, da implantação do diálogo como resolução pacífica de conflitos e preservação estrita do cumprimento aos direitos fundamentais de todos os sujeitos envolvidos.  

  O projeto Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos trabalha com a comunidade escolar (alunos, educadores, gestores, funcionários, familiares) de 50 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, por meio da formação de adolescentes (entre 15 e 17 anos) e educadores que serão os difusores da Cultura de Paz. 
  O CIEP Ismael Nery que atende da Educação infantil ao 9° ano, além do PEJA, participa dessa iniciativa desde 2011, e acredita na formação de adolescentes e educadores como difusores de uma cultura dialógica, que permite reverter o quadro de violência causado pelo deterioramento de valores tão flagrantes na sociedade contemporânea.


  Abaixo fotos da  Capacitação dos mediadores realizada na Sala de Leitura do CIEP Ismael Nery.



                                   
                                 


                                   


                                  






FONTE: www.cecip.org.br

sexta-feira, 13 de abril de 2012

CIEP Ismael Nery é destaque em programa de televisão.

   



  O projeto "SOU PAI, SOU ALUNO", realizado no CIEP Ismael Nery foi destaque no programa BALANÇO GERAL, da Rede Record, exibido em 12/04/2012.
   Pais e alunos inseridos no projeto participavam de atividade coletiva na Sala de Leitura no momento da gravação. A Relação de pais e alunos que frequentam a mesma unidade escolar norteou a matéria exibida no programa.
    O projeto "Sou pai, sou aluno" compreende  a educação básica como direito de todos e como estratégia de potencialização das intervenções paterno/materna na vida dos filhos.

    A equipe do CIEP Ismael Nery, orgulha-se por fazer parte dessa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e coordenada pelo GEJA (Gerência de Educação de Jovens e Adultos), que além de oferecer a educação formal, vem resgatar os sonhos e valores dessas famílias.

Parte da matéria exibida pode ser conferida acessando link abaixo.
 CIEP Ismael Nery no R7